MOMSTEEL

A MOMSTEEL está a gerir o negócio em tempo real



Abrantes

Sede


+100
Funcionários

Construção metálica  e Metalomecânica


Setor

Sediada em Abrantes a MOMSTEEL iniciou a sua atividade em 2001 no setor das estruturas metálicas e alcançou, através da excelência dos seus serviços e produtos, uma posição de referência na conceção e execução de soluções metálicas para a construção sustentável de edifícios.

Com três grandes áreas de negócio – Gestão de Projetos, Produção Metalomecânica e Construções Metálicas, e uma rede com mais de uma dezena de agentes presentes em três continentes, a MOMSTEEL é hoje uma empresa sólida, e com uma capacidade produtiva capaz de responder às mais altas exigências do mercado.

A aposta contínua na inovação, qualidade e sustentabilidade das suas soluções, assim como um portfólio de obras e clientes nos mercados mais exigentes, permitiram à MOMSTEEL adquirir o conhecimento e os meios capazes de dar resposta ao mercado à escala global, oferecendo soluções desde a gestão do projeto, engenharia, produção, montagem, à construção do edifício chave na mão.

O desafio

Numa das fases de evolução da empresa, com a entrada de um novo acionista, foram exigidos novos reports, nova exigência do ponto de vista da comunicação com esse novo acionista. Para que isso fosse possível, era necessário obter mais e melhor informação, de forma mais célere e integrada, e que fosse possível disponibilizar de forma mais rápida. 

A Arentia entrou num desafio de implementar um novo sistema, cobrindo todas as áreas da empresa, em 6 meses.



A Arentia entrou num desafio de implementar um novo sistema, cobrindo todas as áreas da empresa, em 6 meses.


Filipe Marques, Administrador MOMSTEEL


A solução


Para gerir toda a informação em tempo real, foi implementada uma solução baseada no PRIMAVERA, com o módulo vertical CONSTRUCTION, a gestão de assiduidade e recolha da ELO, e o aPROD. Os vários módulos PRIMAVERA implementados gerem toda a componente contabilística, financeira, recursos humanos, logística e de reporting legal. 

O PRIMAVERA CONSTRUCTION gere toda a componente de gestão do ciclo de vida da obra, desde a fase de orçamentação, até ao seu fecho. O aPROD trata da disponibilização e recolha de informação da produção em tempo real pelos operadores, tendo também recolha telemétrica de sinais. 

Para além destes, foram também desenhadas novas funcionalidades, que permitem p.ex. a integração entre PRIMAVERA e a solução de desenho e de otimização, quer para a fase de orçamentação, quer para as fases de aprovisionamento e produção. 

Em cima de tudo isto, uma solução de Business Inteligence, apresenta os dados em tempo real, em vários indicadores de gestão e operacionais.

Benefícios 

A solução é muito flexível, conseguiu ajustar-se às necessidades da Momsteel, pois não queríam um programa standard. As dificuldades foram ultrapassadas, graças às aplicações que a Arentia desenvolveu.