Interrompa o ciclo, não tem de ser necessariamente 22 dias de férias, o importante é a qualidade. 




A sua capacidade de ser produtivo está diretamente relacionada com a sua capacidade de se equilibrar. Se está em constante pressão vai perder performance e muitas vezes nem se apercebe.


Interrompa o ciclo, não tem de ser necessariamente 22 dias de férias, o importante é a qualidade desse período.  Se não pode tirar férias alguma coisa está errada. Algumas sugestões para tornar este período possível: 


1 – Crie Processos – Muitos gestores têm tudo centralizado neles. Crie procedimentos documentados e mantenha-os atualizados e acessíveis aos seus colaboradores. Em caso de ausência basta consultar o procedimento. 


2 – Delegue – O papel do líder é criar sucessores. Ao delegar está a ajudar os colabores a desenvolver o seu potencial além de existir uma maior satisfação dos objetivos profissionais e pessoais dos colaboradores. 


3 – Objetivos – Analise as metas traçadas para o ano em conjunto com a equipa. Decida as prioridades e defina o plano de ação. Na sua ausência toda a equipa vai estar alinhada.


 4 – Equipamentos - Entre smartphones, portáteis e tablets, a tecnologia influencia em muito alguns aspetos da nossa vida. Estamos sempre online e ficamos ansiosos caso os nossos equipamentos não estejam por perto quase tão importantes como o ar que respiramos. Crie regras, defina um período para ler os emails ou responder a eventuais contatos, deixar o telefone em casa ou até mesmo o desligar é excelente para a sua paz de espírito, só custa a primeira vez. 


Férias ou períodos mais curtos de descanso são essenciais para o ajudar a si e à empresa a crescer. Além disso, traz ideias novas, arejadas e disposição para colocá-las em prática. Não seja negligente. Boas Férias!


Vá de férias descansado, aproveite ao máximo! Saiba como um software de gestão pode auxiliar nesse processo: