De acordo com a associação de Locação de Equipamentos - LEASEEUROPE, a locação de ativos móveis gerou na Europa um volume de novos negócios superior a EUR 232b. Com um crescimento superior a 13%. Grande parte deste volume foi gerado pelos países da Europa do Norte, França e países do Benelux. Porque é que as empresas dos países mais desenvolvidos da Europa optam por locar os seus equipamentos em vez de comprar?


As empresas da Europa do Norte já perceberam que o verdadeiro valor do seu equipamento vem do seu uso, e não da sua posse. Isto é especialmente verdadeiro para os ativos de rápida depreciação como é o caso dos equipamentos e software da área das tecnologias da informação (Software, computadores e periféricos).


Vantagens fiscais


As prestações do renting, são 100% dedutíveis como despesas operacionais e, não está sujeito ao imposto de selo sobre os juros e abertura de crédito. O IVA é normalmente dedutível, quando não dedutível tem um menor impacto na tesouraria, uma vez que o seu pagamento é distribuído pela duração do contrato, incluído em cada uma das rendas.


O Renting reduz custos


Uma vez que as companhias de renting planeiam revender o equipamento no final do contrato de renting, quando efetuam uma oferta ao cliente, não consideram o custo de aquisição do equipamento por completo. Consequentemente, o valor atual da soma das rendas é quase sempre mais baixo do que o custo de aquisição do equipamento. As empresas que utilizam o renting em vez de comprar, normalmente realizam poupanças adicionais.




Permite manter a liquidez e as linhas de crédito intatas


Existe uma velha regra de ouro que diz comprar recursos apreciáveis e alugar recursos depreciáveis. Em vez de empatar capital em ativos de rápida depreciação como é o caso dos computadores, impressoras, servidores, etc., pode pagar o ativo ao mesmo tempo que ganha os benefícios do seu uso. Ao pagar a despesa do renting em prestações mensais, as empresas mantêm o seu capital circulante e linhas de crédito disponíveis para as atividades que produzem lucro. Um outro benefício financeiro é o facto do renting manter a divida da empresa fora do balanço, melhorando desse modo os rácios financeiros da empresa.




Financiamento a 100% sem entrada inicial


A maior parte dos métodos tradicionais de financiamento requerem um montante de entrada de alguma dimensão. Nas compras a dinheiro podem atingir valores até 50%. No renting o gestor pode adquirir o equipamento sem necessidade de efetuar qualquer tipo de entrada.



Evita reduzir o custo do inventário no final da vida útil do equipamento


O que se segue é um cenário bastante comum. Um ativo T.I. está a ser depreciado em cinco anos enquanto que a sua vida útil é de apenas três. Na marca dos três anos, o desencontro cria um conflito interno de contabilidade. Nesta situação a empresa será forçada a continuar a usar o equipamento velho colocando-o num armazém para continuar a sua depreciação, ou aceitar uma perda contabilística. Com o renting esta situação não se coloca, pois este permite à empresa fazer corresponder o tratamento contabilístico à vida útil do equipamento.


Prestações regulares com pagamentos mais fáceis de planear


As prestações mensais do renting permanecem constantes de mês para mês. Os gestores das PME preferem esta estabilidade e previsibilidade. Desta forma, adquirir equipamento novo apenas causa um pequeno incremento gradual na despesa mensal. Doutro modo a empresa teria que desembolsar desnecessariamente um elevado montante de dinheiro.









Gestão do ciclo de vida do equipamento


Enquanto o Hardware se vai tornando mais barato, em simultâneo os outros custos T.I. associados à utilização do mesmo vão aumentando.


Os custos de aquisição de hardware apenas representam 20 a 25% dos custos totais da utilização do equipamento. As empresas que compram o seu equipamento T.I., tipicamente focam a sua atenção apenas no custo de aquisição, perdendo de vista o custo total do ciclo de vida do equipamento.


Ora, faz mais sentido considerar o ciclo de vida inteiro logo à partida e tomar as decisões em conformidade. O renting pode fornecer economias de custo consideráveis e trazer outros benefícios ao longo do caminho.


Um exemplo disto são os serviços de manutenção e assistência associados ao renting de impressoras.



Renovação automática


Pesquisas efetuadas pela Gartner e pelo grupo de Robert Frances demonstram que substituir um desktop após três anos é mais eficiente ao nível de custo, do que mantê-lo por um período mais longo. Isto acontece porque as economias no custo do hardware são compensadas pelo aumento do custo de manutenção, suporte técnico e tempo de inatividade devido a falhas relacionadas com o equipamento.


Os contratos de renting com opção de atualização colocam em campo um plano automático de renovação do parque informático.






Gestão de ativos


Controlar os ativos de uma empresa é uma tarefa difícil, mas importante. A maior das empresas de renting oferece algum tipo de ferramentas de controlo de ativos, retirando um pouco o peso dos ombros do gestor.


A gestão de ativos, fornecida como um serviço gratuito proporciona uma redução de custos e controlo consideráveis.

O investimento é uma obrigação para as empresas que desejam continuar competitivas e permanecer na vanguarda da tecnologia. O desenvolvimento rápido, particularmente na área das T.I. faz disto uma questão essencial. As empresas cada vez mais evitam efetuar esforços financeiros desnecessários que condicionam a sua liquidez.


O renting permite prestações baixas com condições simples e menos impostos. As prestações pagas podem ser deduzidas fiscalmente na íntegra. A liquidez e independência financeira da empresa é mantida, o capital próprio permanece intacto e as linhas de crédito com o banco são preservadas. A utilização do renting como uma ferramenta financeira, permite ao gestor efetuar investimentos a um nível substancialmente mais elevado, assegurando dessa forma uma vantagem competitiva para a sua empresa. O planeamento dos pagamentos é mais fácil com prestações constantes durante um período fixo.


Muitas empresas de renting incluem uma opção de upgrade nos seus contratos. Isto permite às PME trocar durante o período de contrato algum do seu equipamento por produtos mais recentes e modernos. As prestações permanecem as mesmas. A imagem da empresa é mantida.