INFO | ERP, Pssst!, Tlim e Jasmin POS - Contacto telefónico e custo das chamadas nos documentos


Decreto-Lei nº 59/2021, de 14 de julho estabelece o regime aplicável à disponibilização de linhas telefónicas para contacto do consumidor, facultadas por fornecedores de bens ou prestadores de serviços e por entidades prestadoras de serviços públicos essenciais.  Neste âmbito, qualquer entidade que disponibilize linhas telefónicas para contacto do consumidor deve divulgar, de forma clara e visível nas faturas e nas suas comunicações comerciais, o número ou números telefónicos disponibilizados, aos quais deve ser associada, de forma igualmente clara e visível, informação atualizada relativa ao preço das chamadas. Para articular a resposta para os clientes que se encontrem abrangidos por esta regulamentação, elaboramos um conjunto de sugestões de implementação para os diversos produtos.  


Os contactos telefónicos e a informação atualizada relativa ao preço das chamadas deve ser apresentada de forma clara e visível nas faturas e nas comunicações comerciais. Quando não é possível apresentar um preço único para a chamada, dado que este pode variar em função da rede de origem ou da rede de destino, as empresas devem inserir a seguinte informação, consoante o caso:


  • Chamada para a rede fixa nacional
  • Chamada para rede móvel nacional


Como implementar no seu ERP Primavera: 


Os contactos telefónicos e a informação atualizada relativa ao preço das chamadas deve ser apresentada de forma clara e visível nas faturas e nas comunicações comerciais. Quando não é possível apresentar um preço único para a chamada, dado que este pode variar em função da rede de origem ou da rede de destino, as empresas devem inserir a seguinte informação, consoante o caso:


ERP V9 e Starter


  1. Aceder a Aceder a Tabelas | Gerais | Outras Tabelas | Mensagens de Mapas;
  2. Inserir o Código, Descrição e Conteúdo da mensagem (neste caso a menção referida anteriormente);
  3. Definir a Validade da mensagem, bem como os Documentos e respetivas Séries a que se aplica;
  4. Alterar o Idioma (opcional). Por predefinição, a mensagem irá respeitar o idioma da entidade a que se refere;
  5. Clicar em Gravar.


POS

  1. Aceder a Vendas | Utilitários | Confi. Documentos POS;
  2. Selecionar opção Configuração de impressão de documentos;
  3. Editar o Modelo a criar;
  4. Inserir a menção na secção de cabeçalho do documento;
  5. Clicar em Gravar.


ERP V10

 

  1. Aceder a [Marketing & Vendas / Compras / Finanças] | Geral | Recursos | Tabelas | Transações de Negócio | Mensagens de Mapas;
  2. Inserir o Código, Descrição e Conteúdo da mensagem (neste caso a menção referida anteriormente);
  3. Definir a Validade da mensagem, bem como os Documentos e respetivas Séries a que se aplica;
  4. Alterar o Idioma (opcional). Por predefinição, a mensagem irá respeitar o idioma da entidade a que se refere;
  5. Clicar em Gravar.

 

POS

  1. Aceder a Marketing & Vendas | Vendas | Recursos | Ferramentas | Vendas | Utilitários | Confi. Documentos POS;
  2. Selecionar opção Configuração de impressão de documentos;
  3. Editar o Modelo a criar;
  4. Inserir a menção na secção de cabeçalho do documento;
  5. Clicar em Gravar.


Pssst!, Tlim e Jasmin POS 


Nestas soluções, o procedimento a adotar para incluir as informações obrigatórias depende do tipo de impressão: 

1.   Impressão direta da aplicação (modo ticket/papel contínuo): Neste caso, é recomendável remover todos os números de telefone, telemóvel e fax do cabeçalho dos documentos e introduzi-los através da edição do ficheiro “Litígios”;

2.   Impressão direta da aplicação (A4/A5): O layout atual deve ser duplicado para inserir a menção junto aos números de contacto telefónico e, de seguida, associado aos vários tipos de documento;

3.   Impressão via PeTPrint (Contínuo/A4/A5): É necessário duplicar o layout existente para adicionar uma etiqueta ou caixa de texto com a menção legal através do editor da aplicação.