O líder deve estar sempre preparado para motivar. É possível chegar a bons resultados usando moedas de troca que não o dinheiro. 


Uma equipa é reflexo da gestão do seu líder. Uma boa liderança além de trazer os resultados, preserva a harmonia e o bem-estar do grupo. Liderar não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é um trabalho árduo, minucioso e que requer visão.


Uma das funções do líder é motivar diariamente a sua equipa. Um colaborador sem motivação, não está comprometido com os objetivos o que resulta em uma baixa produtividade.


O líder deve estar sempre preparado para motivar. É possível chegar a bons resultados usando moedas de troca que não o dinheiro. Os únicos custos são a boa vontade e o trabalho mental.



Veja algumas dicas para motivar a sua equipa: 


  • Reconhecimento: Uma das maiores falhas mencionadas pelos liderados. Quando é que foi a última vez que elogiou uma tarefa bem feita? Dê feedback, ter o trabalho reconhecido pelo líder aumenta a autoestima. Sempre que possível faça um elogio sincero em público sem cair no exagero. 


  • Bons relacionamentos: Um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho e com os superiores está no topo do que mais influencia positivamente a motivação. Realize por exemplo dinâmicas em grupo durante o ano para estimular um bom relacionamento interpessoal. No Google pesquisando por dinâmicas de grupo vai encontrar muita informação.


  • Formação: Todas os colaboradores querem e precisam de crescimento profissional e você como um líder tem a obrigação de fornecer as ferramentas necessárias para desenvolver a sua equipa e ajudá-los nesse percurso. Dependo da área profissional, encontra formações grátis cedidas pelas marcas, parceiros e em alternativa o Instituto do Emprego e Formação Profissional é um bom ponto de partida para ter acesso a formação comparticipada. 


  • Agir da mesma forma que fala: A equipa é o reflexo do seu líder e das suas atitudes e não do seu discurso. Crie uma coerência entre suas ações e o que fala. Lembre-se: você está sempre a ser observado pela sua equipa. Não cobre um comportamento à sua equipa que você não demonstra no seu dia a dia.