A interação com grandes economias é um fator extremamente positivo para aumentar a sua rede de contatos e encontrar nichos para novas negociações.
No contexto atual, a internacionalização faz parte dos objetivos estratégicos da maior parte das empresas. A interação com grandes economias é um fator extremamente positivo para aumentar a sua rede de contatos e encontrar nichos para novas negociações. Ao expandir o seu negócio além-fronteiras irá contatar com novos mercados que podem trazer inúmeras vantagens:
Fortalecer a posição comercial
A presença da sua empresa nos principais mercados vai permitir maximizar o volume de vendas, beneficiar de economias de escala e de experiência, reduzir os custos fixos da produção, reduzir os custos das matérias primas e mesmo os custos das remunerações salariais.
Normalizar processos
O mercado externo exige que o produto tenha um ótimo nível de qualidade, não apenas na conceção final do mesmo, mas também nos processos, gestão de pessoas e práticas ambientais. A resposta a estas exigências leva a que o produto se torne mais competitivo no mercado externo e interno.
Localizar os elementos da cadeia de valor
Ao internacionalizar a sua atividade, a empresa vai ter facilidade em criar as suas infraestruturas de investigação, produção, montagem final e distribuição onde for mais vantajoso e onde tiver acesso ao maior número de recursos necessários à sua laboração
Posicionamento
A uniformização das estratégias de produção, comercial, marketing, entre outras, facilita a definição do posicionamento da empresa.
Maior número de sinergias
A presença no mercado global possibilita a obtenção de um maior número de sinergias, nomeadamente com a criação de parcerias, utilização de canais de distribuição internacionais, obtenção de licenças, entre outras. A internacionalização permite melhorar o networking, por exemplo, nas feiras e eventos internacionais em que a empresa possa participar.
Agora que está a equacionar internacionalizar a sua atividade aconselhamos a consulta ao website da Aicep para identificar os diversos mercados externos e com que apoios pode contar.