Muitos gestores de pequenas e microempresas não tem uma noção da data de vencimento das faturas.
O seu software de gestão pode ajudar a resolver os atrasos de pagamento!
Além da nova legislação para combater os atrasos nos pagamentos há estratégias que as empresas podem implementar para conseguirem gerir melhor os recebimentos dos clientes. Fique a conhecer algumas delas:
1. Ganhe dinheiro organize-se
Muitos gestores de pequenas e microempresas não tem uma noção da data de vencimento das faturas. Sempre lidaram com atrasos no pagamento e não existe uma estratégia definida na cobrança de dívidas. Este comportamento leva a que as medidas sejam tomadas apenas quando as faturas já venceram, tornando todo o processo de cobrança mais demorado.
2. Estabeleça as regras
Defina corretamente a política de pagamentos da empresa e passe a informação ao seu cliente. Estipule um conjunto de procedimentos quando o cliente falha com o prazo de pagamento, para que os colaboradores da empresa saibam como proceder. Defina também o limite de crédito por cliente.
3. Conheça os seus clientes
Aplique as regras de forma uniforme, os casos excecionais devem estar identificados e podem exigir da sua equipa de gestão regras mais flexíveis. Dependendo do historial do cliente é possível, por exemplo, que tenha de oferecer um alargamento do prazo de pagamento para clientes que cumprem os prazos de pagamento estipulados e que renovem as encomendas periodicamente.
4. Cobre taxas de juro pelo atraso
Uma forma de desencorajar os atrasos por parte dos seus clientes é através de penalizações (juros) quando se verificam atrasos. A legislação permite a cobrança de uma taxa de juro de 8% acima da taxa de juro de referência.
5. Promova incentivos a quem paga a tempo e horas
A melhor forma de incentivar os pagamentos por parte dos seus clientes é premiar com um desconto os clientes que se comprometam a liquidar as dívidas no prazo estipulado.
6. Atue de imediato
Não deixei passar o prazo de pagamento, acompanhe os seus clientes. Antes da data de vencimento, ligue para o cliente, pergunte-lhe a sua opinião sobre o produto ou serviço e recorde o prazo de pagamento. É muito importante os contatos dos clientes estarem atualizados.
A Arentia pode ajudar a configurar o seu software de gestão para uma boa cobrança junto dos seus clientes.