A privacidade ou falta dela, a globalização, a evolução da tecnologia, as diferentes formas de fazer negócio e a mudança no método de fidelizar clientes, colocaram o tratamento de dados pessoais na agenda da união europeia, com o novo regulamento de proteção de dados.
Hoje em dia, ouvimos falar de "proteção de dados pessoais" e muitas vezes, mal-entendemos o verdadeiro significado do conceito.
É vital ter em conta que o surgimento do RGPD veio ao encontro de uma necessidade social real, originada a partir de um contexto económico, político e cultural, representada em forma de lei pelo novo RGPD.
O que é o RGPD?
O RGPD foi adotado em 27 de abril de 2016 e entra em vigor em 25 de maio de 2018, substituindo a atual diretiva 95/46 CE.
O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), uniformiza o tratamento de dados pessoais de todos os indivíduos na Europa, inclusive quando esses dados circulam fora da Europa.
Mais direiros
As pessoas ganham maior segurança e privacidade em relação à sua vida pessoal.
Mais deveres
As empresas passam a ter a responsabilidade sobre os dados pessoais.
Mais transparência
Deixaram de existir letras "pequenas", palavras "caras" e opções pré consentidas.
O novo quadro legal traz algumas mudanças significativas que terão diferente impacto na vida das organizações, consoante a sua natureza, área de atividade, dimensão e tipo de tratamentos de dados pessoais que realizem.
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