StoneCITI – O projeto inovador que vai revolucionar o setor da Pedra Natural


Realizou-se no passado dia 7 de fevereiro em Sintra o lançamento do projeto StoneCITI - Centro de Inteligência e Tecnologia da Indústria da Pedra Natural, graças a um investimento superior a 10 milhões de euros. Este evento contou com a presença da câmara de Sintra, Instituto Superior Técnico, Assimagra e o Cluster Portugal Mineral Resources. 




A assinatura do protocolo realizou-se durante a manhã, nas antigas instalações da fábrica Pardal Monteiro, adquiridas pela Câmara Municipal a 19 de fevereiro de 2019 e agora cedidas à AITPN - Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural, que vai criar um centro tecnológico para o setor da Pedra Natural.





Durante a tarde, no Centro Cultural Olga Cadaval, deu-se a conferência Connecting Stone Knowledge onde foi feito o kickoff do projeto. 




O projeto StonCITI tem como principal intuito acrescentar valor ao setor da Pedra Natural, através da inovação e a promoção do desenvolvimento tecnológico, operacional e logístico do setor, a internacionalização, valorização e gestão dos recursos. O setor fechou o ano com 430 milhões de euros em exportações e estima-se que em 2030 possa alcançar a marca dos 1000 milhões de euros! 


A Arentia esteve presente no evento e está empenhada em impulsionar e fazer crescer o setor, com soluções e ferramentas de digitalização de processos.


Vídeo de apresentação do projeto StoneCITI:
Vídeo da cerimónia de cedência do imóvel: